quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Curiosidades - Preservando Flores Desidratadas


Flores desidratadas

Flores desidratadas
Após serem colhidas, as flores têm uma durabilidade muito curta, mas, com algumas soluções simples, elas podem ter sua beleza preservada por um tempo maior. Uma forma de fazer um arranjo de flores durar mais é desidratar as plantas. Veja como isso deve ser feito:

Processo de desidratação

Rosa desidratada
Rosa desidratada
Antes de escolher o modo de desidratar as flores, é preciso conhecer a necessidade de cada espécie. As rosas, por exemplo, podem ser desidratadas ao ar, por serem robustas. Já para as flores que precisam ter suas cores e estruturas protegidas, como as tulipas, as gérberas e os crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. É importante que elas não estejam muito maduras, pois isso pode despedaçá-las e tornar o processo inviável, e que não apresentes danos, que podem ficar mais evidentes depois da secagem.

Secagem ao ar

secagem de flores
secagem de flores
Retire toda a folhagem em excesso do caule e corte-o no comprimento desejado, sem deixá-lo muito comprido. Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las.
Encontre um local seco, com sombra e circulação de ar, como um armário em desuso. Suspenda as flores de cabeça para baixo com um grampo na ponta inferior da haste, o qual será fixado ao fio. Após duas ou três semanas, verifique se já secaram completamente antes de retirá-las. Remova as flores e finalize pulverizando com laquê de cabelos para oferecer uma proteção a mais.
buquê de flores desidratadas
buquê de flores desidratadas

Secagem no micro-ondas

Separe uma vasilha própria para micro-ondas e cubra o fundo com gel de silicone. Organize as flores no gel, com sua abertura virada para cima, e delicadamente (para que a planta não seja danificada) cubra-as com mais gel, garantindo que todas as pétalas sejam envoltas. Ao terminar, coloque a vasilha descoberta dentro do aparelho.
Inicie o processo por 2 minutos e com potência baixa, e aumente a potência e o tempo até que elas estejam totalmente secas. Quando isso ocorrer, cubra rapidamente a vasilha, retire-a do micro-ondas e abra a tampa em poucos milímetros. Deixe repousar por 24 horas.
Passado esse período, limpe as pétalas com cuidado com o auxílio de uma escova. Pronto! As flores já estão preparadas para formar belos arranjos e buquês.
Arranjo de flores desidratadas
Arranjo de flores desidratadas

Dicas extras para flores desidratadas

  • Para desidratar um buquê, é necessário que todas as plantas possam ser secas com o mesmo processo. Se isso não for possível, desmonte o arranjo, seque as flores de maneira individual e monte-o novamente.
  • Para mantê-las bonitas após a desidratação, deixe as flores longe do sol e calor excessivo.
  • Insetos caseiros, como besouros, são atraídos por flores secas e alimentam-se delas. Para evitar esse problema, coloque bolas de naftalina no recipiente, que repelem insetos. É importante também manter as flores e o recipiente sempre limpos.
Decoração com flores desidratadas
Decoração com flores desidratadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário