O cultivo de tulipas é um processo bastante trabalhoso e exigente, ainda mais porque o clima e o solo brasileiro não são os mais indicados para essas flores. Porém, seguindo alguns cuidados e técnicas, as tulipas plantadas em vasos darão flores e crescerão como se estivessem em seu ambiente ideal.
Como o Brasil é um país de clima tropical e as tulipas são originárias de países com climas mais frios, como China, Turquia e Holanda, você pode colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde perto do seu substrato, ou seja, próximo do local em que a raiz se desenvolve, a fim de diminuir o calor excessivo. É extremamente importante deixá-la em um ambiente fresco, bem arejado, com luz indireta do sol e, principalmente, longe de correntes de ventos.
Quando as primeiras flores plantadas no vaso murcharem, você deve podá-las, tomando o cuidado de retirar apenas as flores e suas folhas, sem cortar o caule. Depois disso, retire bulbos da terra e escove-os com uma escova bem macia. Após limpá-los, deixe-os em um local fresco, arejado e seco durante três meses, tomando muito cuidado para não molhá-los. No final desse período, os bulbos devem ser plantados em um vaso de plástico com terra vegetal um pouco umedecida. Esse vaso deve ser embrulhado em um saco plástico e colocado no congelador durante 6 meses, em uma temperatura entre 2º e 5º graus. Não se esqueça de umedecer a terra quando perceber que ela está ficando seca. Passados 6 meses, o vaso de tulipas deve ficar em um lugar iluminado durante 2 meses, podendo ser o mesmo local do início do processo, antes das podas. O cuidado na hora de regá-las continua o mesmo, sempre com pouca água, para não encharcar. Após esse período, o vaso deve retornar ao congelador como na primeira vez e permanecer ali por mais 6 meses.
Novamente deve-se retirar o vaso de flores do ambiente frio e colocá-lo em um iluminado. Possivelmente as tulipas irão florescer em aproximadamente 2 meses, entre 30 e 50 dias.
As maiores pragas dessas flores são os coelhos e os esquilos, mas uma pequena cerca ou produtos não tóxicos ajudam a mantê-los afastados. Elas também não devem ser molhadas demasiadamente, visto que lesmas e caracóis podem surgir em sua plantação.
Um erro bastante cometido na hora do cultivo das tulipas é deixar os bulbos plantados superficialmente. Pergunte ao floricultor qual a profundidade correta para plantar suas tulipas. Por ser um processo trabalhoso, a falta de limpeza também acaba sendo comum, o que possibilita o aparecimento de bactérias
Nenhum comentário:
Postar um comentário