As formas de uso do perfume acompanharam o desenvolvimento das civilizações. Em várias partes do mundo, o perfume começou a ser usado para fins diferentes. No Egito Antigo, por exemplo, os perfumes eram usados em rituais religiosos, sendo queimados em oferta a deuses, e, na Grécia Antiga, eram usados para fins medicinais.
Flores como matéria prima
Entre as principais matérias primas na fabricação de perfumes, estão as flores. Uma fragrância, do gênero mais comercial, geralmente é composta pelas seguintes espécies de flor:- Rosa: as rosas estão disponíveis numa grande variedade de formas e possuem diversos significados conforme a cor que apresentam. Por exemplo, rosas Vermelhas: simbolizam adoração, amor, paixão e respeito; já as rosas laranja, entusiasmo e desejo.
- Jasmim: de perfume adocicado, é um dos aromas pilares da perfumaria. Na China, misturam-se flores de jasmim com folhas de chá, sendo uma mistura bastante apreciada pelos sínicos. Os jasmins são conhecidos como o símbolo da beleza e da sensualidade.
- Gardênia: seu aroma já foi inspiração de boleros e, embora não seja uma espécie da família dos jasmins, rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo.
- Lírio: múltiplas espécies de lírios também ganham o nome de açucena. Conforme um dos pensamentos de Feng Shui, representa o verão e a fartura. Significam o amor eterno e a pureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário