sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As Flores Mais Raras do Mundo

Poucas são as pessoas que param para pensar na importância das flores e das plantas. Além de adornarem casas, escritórios e outros ambientes, trazem benefícios para a saúde e para o espírito. Elas possuem propriedades químicas e físicas que apresentam várias vantagens. Entre elas, a renovação do ar; o aumento da umidade, que mantém a pele e a garganta bastante hidratadas; a absorção de gases nocivos, como certos componentes do tabaco; e a diminuição da presença de pó, contribuindo com os alérgicos.

Certas plantas, por sua vez, causam admiração por outros fatores, como é o caso das flores raras. Estas estão distribuídas ao redor do mundo e reservam diversas curiosidades. Confira a seguir as flores mais raras do mundo:

- Jade Vine – Strongylodon macrobotrys

Jade Vine
Jade Vine
Originária das florestas de Filipinas, a videira jade pertence à família do feijão e da ervilha e apresenta flores em formato de garras, que podem atingir até 3 metros de comprimento.

- Flor-Cadáver – Rafflesia arnoldii

flor-cadáver
flor-cadáver
Essa espécie pode ser encontrada nas florestas da Indonésia e alcançar mais de 1 metro de largura. Como não tem raízes, folhas e caule, precisa da videira Tetrastigma para sobreviver, que lhe dá toda a alimentação e suporte necessários. Isto é, essa linda e exótica flor é uma parasita. Recebe esse nome por liberar um odor parecido com o de carne podre.

- Gibraltar campion – Silene tomentosa

Gibraltar campion
Gibraltar campion
Essa flor é encontrada somente nos penhascos de Gibraltar – território britânico ultramarino. Era considerada extinta até o início dos anos 1990. Em 1994, foi descoberta uma única amostra por um alpinista e, desde então, está sendo cultivada nos Centros Botânicos de Gibraltar e de Londres.

- Árvore Franklin – Franklinia alatamaha

Franklinia alatamaha
Franklinia alatamaha
Essa espécie faz parte da família de plantas usadas para o preparo de chás e desenvolve uma flor muito rara. A árvore é originária do rio Altamaha, Geórgia, e quase foi extinta no século XIX. Isso só não ocorreu graças à família Bartram, que era horticultora e a propagou antes de ser extinta.

- Bico-de-papagaio – Lotus berthelotii

Lotus berthelotii
Lotus berthelotii
Essa flor é dada como preciosa desde 1884. Nativa das ilhas Canárias, sua polinização pode ter ocorrido por pássaros extintos, o que explica a sua escassez. A fim de encontrar novos polinizadores para ser introduzidos nas ilhas, foram feitos novos experimentos, mas sem sucesso. Hoje a planta é cultivada em comércios de horticultura.
Fonte: Blog Giuliana Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário