segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Como Cultivar Lindas Bromélias


Bromélia
Bromélia

Origem

As bromélias são plantas tropicais muito delicadas bastante populares no Brasil, visto que apreciam estar em ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus. Elas podem ser encontradas na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, em campos de altitude e nas restingas, bem como em alguns locais da África.
O abacaxi vem dessa planta, e foi a exuberância desse fruto que proporcionou a sua difusão pelo mundo todo. Ele foi levado pelos colonizadores europeus a todos os cantos e, hoje em dia, é possível encontrar variedade tanto da flor quanto do fruto em muitos países.
Decoração com Bromélia
Decoração com Bromélia

Características

As flores das bromélias geralmente são pequenas e podem aparecer saindo das espigas ou no centro de um aglomerado de folhas. Sua planta pode ser epífita (plantas que apoiam-se em outras árvores) ou terrestre, e há ainda espécies que se espalham por pedras.
As folhas podem às vezes apresentar-se bastante largas ou estreitas, ou lisas e listradas. Em uma floricultura é possível encontrar bromélias nas mais variadas cores, como brancas, rosas, vermelhas, amarelas ou laranjas.
Jardim de bromélias
Jardim de bromélias

Significado

significado das flores de bromélias está ligado à sua ação desintoxicante do solo, purificando e preparando o terreno para novos plantios. É bastante comum ver arranjos com essas flores sendo oferecidos a pessoas inspiradoras e de grande força pessoal.

Como cultivar

A bromélia deve ser plantada em húmus, no caso de quem quer ter essas flores no vaso. A planta deve ser deixada em um local de muita luminosidade, mas nunca diretamente exposta ao sol. A rega pode ser feita apenas uma vez por semana, molhando o topo das folhas e a terra, sem encharcar muito e evitando as pétalas, que podem dobrar.

Depois de uma floração, recomenda-se esperar os novos brotos crescerem bem antes de transplantá-los para outros vasos. A maioria das espécies de bromélias só floresce uma vez na vida, depois produzem brotos e terminam o seu ciclo.
No geral, as bromélias não necessitam de nenhum tipo de fertilizante para ser cultivadas e podem florescer em qualquer época do ano. Em projetos paisagísticos ou nos canteiros em jardins as bromélias podem ser plantadas junto a árvores ou no chão, em conjuntos.

Curiosidades

Cerca de 40% das 3 mil espécies de bromélias existentes são naturais do Brasil. Os primeiros registros dessa planta são do século XV, quando a expedição marítima de Cristóvão Colombo chegou ao continente americano.
Fonte: Blog Giuliana Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário