7 dicas para você seguir e evitar surpresas desagradáveis ao comprar pela internet
Que as compras online estão crescendo, todo mundo sabe. Mas, para quem é nova na área, sempre vale prestar atenção em alguns truques de segurança e conforto para ficar só com o lado bom do negócio
1
Certifique-se de que o site é de confiança
A melhor medida é checar se a loja oferece canais de contato (e se
estão ativos). Antes de realizar a compra, mande uma mensagem pelo
serviço de atendimento ao consumidor ou pelo link Fale Conosco; se
houver um número de telefone, ligue e pergunte a respeito da empresa.
Assim, você pode tirar dúvidas ou reclamar depois caso o serviço não
funcione.
2
Ouça as experts
Palavras de amigas ou de blogueiras que já usaram os serviços online
valem ouro. Elas provavelmente terão experiências boas e ruins para
contar e muito para ensinar. Pergunte o que compraram e onde. Dessa
forma, você fica sabendo de antemão quais sites são especializados em
maquiagem, produtos para cabelo e até em perfumes. Outra vantagem é
descobrir os endereços que oferecem as melhores promoções.
3
De olho no tempo de entrega
Os sites indicam quanto tempo levam para a compra chegar até sua casa.
Se não encontrar na home page, mande um e-mail perguntando. Assim, você
tem uma resposta oficial – e por escrito – caso o produto não chegue
dentro do prazo. Em compras internacionais, as encomendas podem demorar
até 60 dias. Todo site oferece um código de rastreamento para você
acompanhar a viagem do produto. Exija o seu.
4
Pesquise a taxa de entrega
Cheque no site dos correios o valor do frete para se certificar de que o
site não está cobrando preços abusivos. Se for possível, opte pela
encomenda registrada e com seguro. Entregas internacionais exigem ainda
mais atenção: a cobrança não pode superar o valor dos produtos; senão,
não vale a pena. “Para evitar que fiquem paradas na alfândega, as
compras devem ser para uso pessoal, em quantidades pequenas, e o valor
total não pode ultrapassar 50 dólares”, diz Margareth Tagliapietra,
gerente de negócios do PuntoMio, site facilitador de importações.
5
Aproveite as ofertas relâmpago
Assine a newsletter dos sites em que costuma comprar e fique sabendo
antes de todo mundo sobre os produtos e as marcas que entrarão em
promoção. Aproveite para adquirir os itens que usa diariamente e que
precisam ser repostos com mais frequência. Fique de olho também se
existe desconto na compra de dois produtos iguais ou da mesma marca.
6
Evite produtos desconhecidos
Nada de testar um novo tom de base ou um creme que não foi indicado
pelo seu dermatologista, pois o risco de errar é grande. A exceção vale
para sombras, batons e até mesmo perfumes desde que você esteja aberta a
novidades. Caso desista da compra ou o produto venha com defeito, você
tem um prazo de sete dias para devolver o item e exigir seu dinheiro de
volta (em geral, as empresas só aceitam a devolução se o lacre da
embalagem não estiver violado e o produto não apresentar indícios de
uso).
7
Cuidado com o cartão de crédito
“O mais indicado é ter uma tabelinha de controle para saber a hora de
parar ou estipular uma frequência máxima para compras – uma vez por mês,
por exemplo. Mas é preciso força de vontade para cumprir esse combinado
consigo mesma”, avisa a psicanalista Márcia Tolotti.

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